ExpedienteElas respondemSaúdeFica LigadoComportamento Home Coisa de Homem Cuidados Pessoais

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Anvisa aprova vacina quadrivalente contra HPV em homens




Anvisa aprovou o uso da vacina quadrivalente contra HPV em homens. A vacina foi colocada no mercado para mulheres há cerca de dez anos e agora também é indicada para os homens de nove a 26 anos. A vacina quadrivalente é considerada um dos principais meios de prevenção do câncer do colo de útero, câncer peniano, câncer anal, lesões pré-cancerígenas e verrugas genitais causadas pelo vírus HPV.

O papilomavírus humano é um sexualmente transmitido e muito mais comum do que as pessoas imaginam. A ginecologista Janete Cândido afirma que todas as pessoas terão contato com o vírus pelo menos uma vez na vida. São mais de 100 tipos de HPV e destes, aproximadamente 30 vão afetar homens e mulheres. O HPV é a principal causa de câncer de colo de útero e também está ligado a tumores de pênis, ânus, boca e garganta.

Dr. Aguinaldo Cesar Nardi, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia frisa que é de fundamental importância tomar a vacina, mas que ela não aposenta o preservativo. Segundo Nardi, o uso da camisinha é medida indispensável de saúde e higiene para prevenir inúmeros tipos de doenças sexualmente transmissíveis.

A vacina quadrivalente deve ser administrada em uma série de três doses em um período de seis meses. A segunda dose deve ter administrada dois meses depois da primeira dose e a terceira 6 meses depois da injeção inicial.

A quadrivalente contra HPV ainda não está disponível para homens na rede público, porém, já se encontra a vacina facilmente nas clínicas particulares.

Imagem: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário